sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

LIBRAS


 
 

11/01/2010

Faculdade de Agudos abre matrículas para curso de libras

 

Da Redação

Estão abertas na Faculdade de Agudos (FAAG) as matrículas para o curso de libras (língua brasileira de sinais). Os interessados devem se matricular até o próximo dia 15, já que as vagas são limitadas.

O curso será ministrado de 18 de janeiro a 5 de fevereiro, das 19h às 21h, sempre de segunda a sexta-feira, no câmpus da FAAG (avenida Celso Morato Leite, 1.200, em Agudos). A carga horária total é de 30 horas. Todos os alunos receberão certificado de conclusão.

As aulas serão ministradas por um professor ouvinte e outro surdo, além de oferecerem atividades práticas com pessoas surdas. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (14) 3262-9400.

A FAAG é uma das três instituições de ensino superior do Interior de São Paulo a disponibilizar o curso de libras, que agora começa a ser cobrado em grande parte do País.

No final de 2009, conforme divulgado pelo JC, o juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Bauru, Ubirajara Maintinguer, determinou que as escolas estaduais de Bauru, Arealva e Avaí disponibilizassem a partir deste ano especialistas em libras para as crianças com deficiência auditiva.

A Faculdade de Agudos oferece o curso de libras da extensão à pós-graduação. A especialização tem carga de 614 horas e as disciplinas ministradas se articulam em eixos de fundamentação. O primeiro deles é a formação de intérpretes e tradutores, direcionado a pessoas ouvintes ou surdas, com nível médio ou superior.

O segundo eixo consiste na formação de docentes, destinado a professores surdos e ouvintes graduados em curso de licenciatura. O aluno deve ter cursado licenciatura em letras ou pedagogia.

O terceiro eixo é reservado à formação de instrutores, recomendado a candidatos surdos e ouvintes que concluíram o ensino médio.

A coordenadora do curso, Neiva de Aquino Albres, é mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), sendo autora de inúmeros livros na área. Todos os professores que ministram aula no curso são mestres e doutores com experiência e pesquisas em educação inclusiva.

 

 



Quer 25 GB de armazenamento gratuito na web? Conheça o Skydrive clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário